INGREDIENTES
3 ovos
3 xícaras de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
200 ml de leite em temperatura ambiente
1 colher fermento em pó
1 leite condensado
1 leite de coco
1 medida de leite de vaca
100 g de coco ralado sem açúcar
MODO DE PREPARO
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar até formar um glacê
Acrescente as gemas e o leite e continue batendo
Aos poucos, incorpore a farinha de trigo e quando estiver uma massa lisa, acrescente o fermento em pó
Asse em forma untada por cerca de 30 minutos
Quando estiver assado, retire do forno e fure o bolo todo com garfo
Prepare uma mistura de 01 lata de leite condensado, a mesma medida de leite de vaca e 1 vidro de leite de coco, derramando sobre o bolo quente
O líquido vai penetrar nos furinhos e descer ao fundo da assadeira
Polvilhe coco até cobrir todo o bolo
Feche com papel alumínio, espere esfriar e coloque na geladeira
Não mexa no bolo por 24 horas!
Depois do descanso, pode cortar e embalar em papel alumínio ou servir em pratinhos
Dura 7 dias na geladeira.
Receitinhas rápidas e saborosas - para agradar a gregos e troianos, carnívoros e vegetarianos.
quarta-feira, 10 de fevereiro de 2016
sábado, 10 de outubro de 2015
terça-feira, 6 de outubro de 2015
Bolo de banana de liquidificador
Ingredientes
3 ovos
3 banana nanicas
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de fermento em pó
3 banana nanicas
1/2 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar
2 xícaras de farinha de rosca
1 colher de fermento em pó
Modo de Preparo
Bata no liquidificador os ovos, as bananas picadas, o óleo e o açúcar
Bata por uns 5 minutos
Em seguida apenas misture a farinha de rosca e o fermento
Asse em forno a 180º graus
Fique atenta, pois a massa assa muito rápido, (15 a 20 minutos dependendo do seu forno)
Sirva com um cafezinho e bom apetite
Bata no liquidificador os ovos, as bananas picadas, o óleo e o açúcar
Bata por uns 5 minutos
Em seguida apenas misture a farinha de rosca e o fermento
Asse em forno a 180º graus
Fique atenta, pois a massa assa muito rápido, (15 a 20 minutos dependendo do seu forno)
Sirva com um cafezinho e bom apetite
quarta-feira, 29 de julho de 2015
Coxinha vegana
A gente é vegetariano e em geral isso significa comer mais saudável e prestar mais atenção em nossa alimentação. Muitas pessoas inclusive optam pelo vegetarismo pensando justamente na saúde. Mas, como qualquer ser humano, gostamos de uma guloseima de vez em quando!
E coxinha é algo que comemos desde criança, criamos um afeto por elas… E de repente temos que parar de comer por causa do frango. Mas não mais! Fiz essa coxinha de legumes e ficou simplesmente deliciosa. A receita é bem fácil, apesar de um pouco trabalhosa.
Para a massa, você vai precisar de:
1 xícara de trigo
1 xícara de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto

Derreta a margarina (ou adicione o azeite de oliva) no caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione o trigo e mexa bem enquanto seu braço permitir. Em um momento, vai parecer que não adianta mais mexer, porque aquilo nunca vai desembolar – como na foto acima. Calma! Vai dar tudo certo
Deixe a mistura esfriar. Quando estiver “manuseável”, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove bem até a massa ficar bem lisa.

Essa receita é da minha mãe, e fiquei impressionada quando descobri a textura da massa pronta. Lembra muito uma massinha de modelar, é bem elástica. Me diverti horrores fazendo as coxinhas, voltei à infância!
Para o recheio, apenas refoquei legumes bem picadinhos: primeiro fritei cebola e alho poró, depois cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, vagem. Enfim, o que vocês gostarem e tiverem disponível. Sal e pimenta para temperar. Adicionei um pouco de trigo, algumas colheres apenas, só para dar liga.
Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda – não funciona muito bem deixar redondo e plano. Coloque o recheio dentro da “cestinha”.



Puxe as bordas da “cestinha”, unindo-as e modelando um “biquinho”. Se estiver sem paciência, dá para fazer bolinha mesmo ou no formato de um risólis.
Depois vem a linha de produção:
1 recipiente com trigo
1 recipiente com caldo de legumes
1 recipiente com farinha de mandioca – usei a Pinduca
Nessa ordem acima, passe as coxinhas para empanar. Depois é só fritar. E comer, claro!

E coxinha é algo que comemos desde criança, criamos um afeto por elas… E de repente temos que parar de comer por causa do frango. Mas não mais! Fiz essa coxinha de legumes e ficou simplesmente deliciosa. A receita é bem fácil, apesar de um pouco trabalhosa.
Para a massa, você vai precisar de:
1 xícara de trigo
1 xícara de caldo de legumes
2 colheres de sopa de azeite de oliva
Sal a gosto
Derreta a margarina (ou adicione o azeite de oliva) no caldo de legumes em uma panela. Quando estiver quente, adicione o trigo e mexa bem enquanto seu braço permitir. Em um momento, vai parecer que não adianta mais mexer, porque aquilo nunca vai desembolar – como na foto acima. Calma! Vai dar tudo certo
Deixe a mistura esfriar. Quando estiver “manuseável”, tire da panela e leve para uma superfície lisa. Sove bem até a massa ficar bem lisa.
Essa receita é da minha mãe, e fiquei impressionada quando descobri a textura da massa pronta. Lembra muito uma massinha de modelar, é bem elástica. Me diverti horrores fazendo as coxinhas, voltei à infância!
Para o recheio, apenas refoquei legumes bem picadinhos: primeiro fritei cebola e alho poró, depois cenoura, berinjela, abobrinha, brócolis, couve-flor, pimentão, vagem. Enfim, o que vocês gostarem e tiverem disponível. Sal e pimenta para temperar. Adicionei um pouco de trigo, algumas colheres apenas, só para dar liga.
Corte a massa em pedaços iguais. Cada um deles se transformará em uma coxinha. Molde primeiro em forma de bolinha. Depois, coloque os polegares no meio da bolinha e comece a moldar na forma de uma cestinha funda – não funciona muito bem deixar redondo e plano. Coloque o recheio dentro da “cestinha”.
Puxe as bordas da “cestinha”, unindo-as e modelando um “biquinho”. Se estiver sem paciência, dá para fazer bolinha mesmo ou no formato de um risólis.
Depois vem a linha de produção:
1 recipiente com trigo
1 recipiente com caldo de legumes
1 recipiente com farinha de mandioca – usei a Pinduca
Nessa ordem acima, passe as coxinhas para empanar. Depois é só fritar. E comer, claro!
sábado, 18 de julho de 2015
Pão de queijo
Ingredientes:
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 copo de requeijão de polvilho doce
- 1 copo de requeijão de queijo mussarela ralado
Mode de preparo:
Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e soltar das mãos.
Unte uma forma com margarina.
Faça bolinhas e coloque assar por 20 minutos ou até dourarem.
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 copo de requeijão de polvilho doce
- 1 copo de requeijão de queijo mussarela ralado
Mode de preparo:
Misture todos os ingredientes até ficar homogêneo e soltar das mãos.
Unte uma forma com margarina.
Faça bolinhas e coloque assar por 20 minutos ou até dourarem.
sexta-feira, 6 de março de 2015
Palha Italiana
A deliciosa combinação do brigadeiro com a crocância do biscoito Maizena. Dá vontade de comer sem parar!!
Ingredientes:
- 1 caixinha (ou lata) de leite condensado (395g)
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (50% de cacau - utilizei o Dois Frades)
- 100g de biscoito Maizena (ou 20 biscoitos)
Modo de fazer:
- Em uma panela grossa coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate em pó.
- Leve ao fogo médio mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
- Com o brigadeiro ainda quente, acrescente o biscoito em pedaços. Misture.
- Coloque papel filme sobre a mesa e despeje o doce ainda quente. Ajeite até formar um quadrado e embrulhe.
- Leve à geladeira por 30 minutos.
- Em seguida, retire o papel filme e corte em quadrados.
- Se desejar, passe a Palha Italiana no açúcar de confeiteiro peneirado (Glaçúcar) e retire o excesso.
Ingredientes:
- 1 caixinha (ou lata) de leite condensado (395g)
- 2 colheres (sopa) de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (50% de cacau - utilizei o Dois Frades)
- 100g de biscoito Maizena (ou 20 biscoitos)
Modo de fazer:
- Em uma panela grossa coloque o leite condensado, o creme de leite, a manteiga e o chocolate em pó.
- Leve ao fogo médio mexendo sempre até desgrudar do fundo da panela.
- Com o brigadeiro ainda quente, acrescente o biscoito em pedaços. Misture.
- Coloque papel filme sobre a mesa e despeje o doce ainda quente. Ajeite até formar um quadrado e embrulhe.
- Leve à geladeira por 30 minutos.
- Em seguida, retire o papel filme e corte em quadrados.
- Se desejar, passe a Palha Italiana no açúcar de confeiteiro peneirado (Glaçúcar) e retire o excesso.
terça-feira, 18 de novembro de 2014
Creme de castanha de caju e chocolate
Ingredientes
– 2 xícaras de castanha de caju crua
– ¾ de xícara de leite de coco (180ml)
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de sopa de mel (De preferência, um que não tenha sabor muito intenso)
– 200g de chocolate de qualidade (Prefira acima de 50% de cacau, sabendo que, quanto maior a porcentagem de cacau, mais escuro e menos doce vai ficar o creme)
– Pitada de sal
Modo de fazer
Primeiro, deixe as castanhas de molho por, no mínimo, 4 horas. Eu normalmente tenho castanhas prontas, que já passaram por este processo, e que eu deixo torradas. Você pode escolher fazer o creme tanto com elas cruas, quanto depois de torrar, o que faz com que seu sabor fique mais intenso no resultado final.
Depois do molho, retire-as da água e leve-as imediatamente para o processador (veja a observação sobre o uso do liquidificador abaixo), batendo até que atinjam uma consistência de manteiga.
Se preferir torrar, que foi como eu fiz, retire as castanhas do molho, seque-as, e leve para tostar em uma frigideira em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Estarão prontas quanto ficarem com uma coloração dourada e alguns pontos escuros. Importante: nesse caso, processe as castanhas assim que tirar do fogo, ainda quentes, pois o calor ajudará a atingir a consistência desejada.
Em uma panela, misture o leite de coco, o cacau em pó e o mel e leve ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura atinja a fervura. Reserve. Em seguida, leve o chocolate ao banho-maria, até que esteja completamente derretido. Reserve também.
Adicione o chocolate derretido à manteiga de castanhas que está no processador, batendo mais algumas vezes, até que ele esteja incorporado. Por fim, acrescente a mistura de leite de coco, cacau e mel, e processe novamente, até que o creme tenha atingido uma consistência uniforme.
Depois disso, basta esperar esfriar e guardar em um pote hermeticamente fechado, na geladeira.
Observação1: O resultado do processamento das castanhas vai depender da potência do seu processador. A consistência de manteiga é a ideal, mas já adianto que nem todos os aparelhos conseguem esse processamento fino, sendo que o resultado mais comum é ficar com uma consistência de “areia molhada”. Isso que normal e não interfere na realização da receita. A diferença é que, no final, o creme ficará com alguns pedacinhos de castanhas. Um creme crocante! (:
Da mesma maneira, você pode tentar fazer o creme no liquidificador, desde que ele seja potente o suficiente para triturar as castanhas até essa consistência. Nesse caso, será necessário fazer intervalos na hora de bater, para raspar as laterais com uma espátula e ajudar a misturar as castanhas. Acredito que, com um pouco de paciência, dá certo também!
Observação2: A receita e o modo de preparo utilizados foram adaptados do site do David Leibovitz, porque eu queria testar uma forma diferente de fazer. Você pode pegar todos os ingredientes e processar diretamente, sem as etapas de levar o leite de coco, o cacau e o mel ao fogo? Claro que pode, você é um ser livre. Com a exceção do chocolate em barra, que precisa ser derretido, eu não vejo por que isso não daria certo. Provavelmente, o resultado final seja um pouco diferente, mas isso não significa que a receita deu errado! Há vários modos de preparar um creme de castanhas com chocolate, e você pode utilizar o seu preferido.
Rendimento: Cerca de 1 xícara e meia
Duração estimada: Aproximadamente 1 semana na geladeira
– 2 xícaras de castanha de caju crua
– ¾ de xícara de leite de coco (180ml)
– 1 colher de sopa de cacau em pó
– 3 colheres de sopa de mel (De preferência, um que não tenha sabor muito intenso)
– 200g de chocolate de qualidade (Prefira acima de 50% de cacau, sabendo que, quanto maior a porcentagem de cacau, mais escuro e menos doce vai ficar o creme)
– Pitada de sal
Modo de fazer
Depois do molho, retire-as da água e leve-as imediatamente para o processador (veja a observação sobre o uso do liquidificador abaixo), batendo até que atinjam uma consistência de manteiga.
Se preferir torrar, que foi como eu fiz, retire as castanhas do molho, seque-as, e leve para tostar em uma frigideira em fogo baixo, por cerca de 10 minutos, mexendo sempre. Estarão prontas quanto ficarem com uma coloração dourada e alguns pontos escuros. Importante: nesse caso, processe as castanhas assim que tirar do fogo, ainda quentes, pois o calor ajudará a atingir a consistência desejada.
Em uma panela, misture o leite de coco, o cacau em pó e o mel e leve ao fogo, mexendo sempre, até que a mistura atinja a fervura. Reserve. Em seguida, leve o chocolate ao banho-maria, até que esteja completamente derretido. Reserve também.
Adicione o chocolate derretido à manteiga de castanhas que está no processador, batendo mais algumas vezes, até que ele esteja incorporado. Por fim, acrescente a mistura de leite de coco, cacau e mel, e processe novamente, até que o creme tenha atingido uma consistência uniforme.
Depois disso, basta esperar esfriar e guardar em um pote hermeticamente fechado, na geladeira.
Observação1: O resultado do processamento das castanhas vai depender da potência do seu processador. A consistência de manteiga é a ideal, mas já adianto que nem todos os aparelhos conseguem esse processamento fino, sendo que o resultado mais comum é ficar com uma consistência de “areia molhada”. Isso que normal e não interfere na realização da receita. A diferença é que, no final, o creme ficará com alguns pedacinhos de castanhas. Um creme crocante! (:
Da mesma maneira, você pode tentar fazer o creme no liquidificador, desde que ele seja potente o suficiente para triturar as castanhas até essa consistência. Nesse caso, será necessário fazer intervalos na hora de bater, para raspar as laterais com uma espátula e ajudar a misturar as castanhas. Acredito que, com um pouco de paciência, dá certo também!
Observação2: A receita e o modo de preparo utilizados foram adaptados do site do David Leibovitz, porque eu queria testar uma forma diferente de fazer. Você pode pegar todos os ingredientes e processar diretamente, sem as etapas de levar o leite de coco, o cacau e o mel ao fogo? Claro que pode, você é um ser livre. Com a exceção do chocolate em barra, que precisa ser derretido, eu não vejo por que isso não daria certo. Provavelmente, o resultado final seja um pouco diferente, mas isso não significa que a receita deu errado! Há vários modos de preparar um creme de castanhas com chocolate, e você pode utilizar o seu preferido.
Rendimento: Cerca de 1 xícara e meia
Duração estimada: Aproximadamente 1 semana na geladeira
Assinar:
Postagens (Atom)